Laize

Laize

Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sitio arqueológico no Brasil

A teoria que explica a chegada do homem às Américas consiste no fato de os primeiros homens atingiram o continente através do estreito de Behring oriundos da Sibéria.

Porém, apesar da aceitabilidade de tal teoria, foram descobertos sítios arqueológicos no Brasil que derruba a idéia anterior, isso por que em expedições realizadas foram encontrados vestígios de ocupação humana datado de 50 mil anos, ou seja, 30 mil anos antes daquela descrita do estreito de Behring.

A base para essa constatação foi as pinturas rupestres deixadas em paredes de cavernas e rochas, elas retratavam a vida cotidiana como caça, orgias sexuais, animais, entre outros, por meio desse tipo de gravuras percebe-se que os elementos e paisagens daquele momento se diferenciam dos atuais.

A maior concentração de sítios pré-históricos da América está situada em uma área de 129.140 hectares no Piauí no qual o tipo de vegetação que apresenta é a caatinga.

Com o intuito de preservar um lugar de suma importância para o estudo da arqueologia e outras ciências afins, foi implantado, em 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara dirigido pela Fundação Museu do Homem Americano com parceria do IBAMA. Por conter grandes contribuições para o conhecimento da chegada do homem nas Américas o lugar é reconhecido pela UNESCO como um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Dentro do parque existem 260 sítios arqueológicos contendo 30 mil pinturas rupestres, os principais temas dessas, são figuras de homem, animais, plantas e atos sexuais, o último com maior incidência.

Arqueologia em Sousa/ PB



Localização:


O município de Sousa localiza-se no sertão da Paraíba, a aproximadamente 430 km de João Pessoa; o nome é homenagem a Bento Freire de Sousa, que entre 1730 e 1732 ergueu a primeira igreja do local (existente até hoje).

Atualmente, a cidade tem aproximadamente setenta mil habitantes e, por ser de fundação antiga, ostenta prédios históricos e preserva costumes sertanejos e religiosos tradicionais.

Entretanto, Sousa é conhecida principalmente por ser importante sítio arqueológico; uma região de aproximadamente 40 hectares nas cercanias da cidade constitui o Monumento Estadual do Vale dos Dinossauros



Ver Imagem:


Transcorria o ano de 1897. O gado tinha fugido do roçado e o senhor Anísio Fausto da Silva saiu à procura dos animais. Na "passagem das pedras" viu uma trilha de grandes e pequenas pegadas, no leito do rio seco, e imaginou serem rastros de boi e ema. Mas para uma parte da população da pequena cidade de Sousa, ali perto, e das fazendas e municípios vizinhos, no sertão da Paraíba, aquelas pegadas tinham sido deixadas por outros bichos. 
Em 1924, o geólogo mineiro Luciano Jaquis de Morais, que trabalhava na antiga Inspetoria de Obras Contra a Seca, ouviu a historia fantástica e resolveu conhecer as pegadas. Assim que as viu, percebeu que não se tratava de boi, ema ou lobisomem; utilizando uma antiga máquina fotográfica "lambe-lambe", tirou várias fotografias e as enviou para um laboratório de pesquisa na Inglaterra.

A resposta foi surpreendente: os rastros são de dinossauros do período Cretáceo (110 milhões de anos atrás), em perfeito estado de conservação. A partir de então iniciou-se a peregrinação de cientistas americanos ao local. Eles chegaram a recortar duas amostras de pegadas – uma em 1924 e a outra em 1930. Levaram para pesquisa e não devolveram mais (segundo a wikipedia, uma das amostras foi para os Estados Unidos e outra para a França; se fosse realizada hoje, essa remoção de material arqueológico constituiria crime ambiental). 



Aos poucos, as pegadas despertaram também a curiosidade dos brasileiros. Atualmente o sertão da Paraíba é uma das principais regiões de pesquisas sobre os dinossauros do Brasil, com importantes sítios arqueológicos e paleontológicos. Somente na vizinhança de Sousa são 21 sítios, com mais de 330 ocorrências de fósseis, pinturas rupestres e outros vestígios. Alguns locais já entraram nos roteiros oficiais do turismo. 


Fonte: http://www.viagemdeferias.com/joaopessoa/paraiba/sousa.php
              http://pt.wikipedia.org/wiki/Sousa_(Para%C3%ADba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário