Laize

Laize

Total de visualizações de página

domingo, 24 de julho de 2011

Fenícios, Hebreus e Persas

Galerinha, nova postagem!!! Agora sobre as três antigas civilizações do Oriente. Um povo diferente, com costumes e culturas bastante peculiares.
Então vamos lá!!!Já que " um povo sem História é um povo sem memória"...

# FENÍCIUS: Os filhos do mar #


Os fenícios localizavam-se em uma região estreita, entre o Mar Mediterrâneo e as Montanhas do Líbano. Pelo fato de as terras fenícias serem inférteis e haver poucos alimentos os Fenícios desenvolveram a navegação marítima e o comércio com as principais cidades fenícias da antiguidade.
A fenícia era formada por cidades-estados com governo independentes, as principais foram Biblos, Sidon e Tiro.
A Sociedade Fenícia estava dividida em três classes, no ponto mais alto vinha os ricos, que eram grandes comerciantes donos de oficinas marítimas e escravos, logo abaixo vinham os pequenos empresários e trabalhadores livres e por ultimo os marinheiros, pobres e escravos.
A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio marítimo, até por que foram eles que desenvolveram a arte de navegação a longa distância, eles exportavam os produtos de suas oficinas como metalúrgicas, tinturas e tecidos, os Fenícios fundaram diversas colônias, como Chipres, Silicia, Sardenha, Sul da Espanha e Cartago.
Os Fenícios também fizeram uma grande contribuição cultural que foi o Alfabeto Fenício com 22 letras e foi criado para facilitar a escrita das operações comerciais.

#HEBREUS: O povo escolhido#
Também chamamos os Hebreus de Judeus ou Israelitas, eles localizavam-se e UR na mesopotâmia e se fixaram por volta de 2000 A.C na Palestina, pequena faixa de terra que estende-se pelo vale do Rio Jordão.

A Evolução Política dos Hebreu se dividi em três partes.
  • Governo dos Patriarcas
  • Governo dos Juízes
  • Governo dos Reis
Governo dos Patriarcas
Entre os principais patriarcas estavam Abraão, Israel, Moises e Josué. Por volta de 1730 A.C, uma terrível seca chegou a palestina, trazendo fome e tragédia, com isso os hebreus foram obrigados a deixar a região onde viverão por 400 anos, antes de serem perseguidos pelos faraós. Em 1250 A.C, Moises tirou os hebreus do Egito e os conduziu até as suas terras de origens, essa saída foi chamada de êxodo.
Governo dos Juízes
Nesse período os hebreus tiveram que lutar por quase dois séculos contra os Filisteus para conseguirem reconquistar a palestina, os Juízes eram chefes políticos e religiosos
Governo dos Reis
Nesse período houve a centralização do poder para que assim fosse acabado com os problemas sociais e as lutas, o primeiro rei foi Saul.
Após as sucessivas dominações dos Persas, Macedônios e Romanos em 70 D.C os hebreus se espalharam pelo mundo, quando o imperador Tito sufocou uma revolução na palestina e destruiu o segundo templo de Jerusalém. Somente em 1948 que os Judeus conseguiram a fundação do Estado de Israel, mais essa é uma questão que iremos retratar em outra ocasião…
Os hebreus de nômades passaram a ser sedentários, quando eles eram nômades eles dedicavam-se a criação de cabras e ovelhas e todos os bens e o que eram produzidos pertenciam a comunidade, quando eles se estabeleceram na Palestina, eles deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários e desenvolveram a agricultura, houve o surgimento do comércio, das propriedades privadas, das classes sociais e a exploração de uma pessoa pela outra.
A religião representa a principal contribuição dos hebreus para o mundo ocidental, ela é monoteísta, a doutrina hebraica encontra-se no Pentateuco, conjunto de cinco livros chamados Tora. O nome de Deus judaico é JHVH, mais podemos nos referir a ele dizendo Iahweh.

#PERSAS: Povo guerreiro#
Os persas localizavam-se onde hoje é o Irã. A partir do segundo milênio antes de cristo, diversas tribos indo-européias invadiram e conquistaram o Irã, entre essas tribos estavam os Medos e os Persas. Ciro foi o fundador do Império Persa que se tornou um dos maiores da antiguidade.
Evolução Política Persa
Foi durante o reinado de Dario I que o Império Persa atingiu seu esplendor, para cuidar de seus domínios, Dario criou uma organização administrativa em que o império era dividido em varias províncias denominado satrapias, cada satrapia ficava no comando de um administrador local denominado satrapa, os persas desenvolveram os transportes e as comunicações para que assim fosse mantida a unidade do império, eles criaram estradas, correios e adotaram a língua aramaica em todos os documentos oficiais.
Os Persas tratavam os povos vencidos com menos crueldades do que os Assírios, mais um fato que chama a atenção é que os Persas respeitavam as culturas e costumes dos povos vencidos.
Evolução Econômica
A economia persa era baseada na agricultura e na criação de gado, a maioria da população era trabalhadora das terras dos nobres. Com a construção de estradas, desenvolveu-se a produção artesanal e o comércio, para isso Dario mandou que fossem feitas moedas de ouro.
Religião Persa
A religião persa era politeísta e se chamava Zaratustra, tinha algumas doutrinas, iremos destacar as principais:
  • Luta entre o bem e o mal representado por espíritos bons em maus.
  • O Deus supremo do bem é ORMUZ é o criador de todo o bem, do céu da terra, do amor, da caridade, etc. Já o deus supremo do mau é ARIMÃ criador de todo o mal, como doenças, tragédias, acidentes, etc.
A doutrina dessa religião está no livro sagrado Zend-Austa e seus seguidores ficaram conhecidos como adoradores do fogo.
O declínio Persa
Mesmo com toda a organização do império, não houve como controlar esse gigantesco império, vários foram os motivos determinantes para esses declínio, primeiro que os povos dominados viviam se rebelando e outra que as duas tentativas de invasão da Grécia não foram bem sucedidas! Em 331 A.C os gregos e macedônios invadiram o Império Persa e o destruíram.

Referências:

CANTELE, Bruna Renata. História dinâmica antiga e medieval7ª série. São Paulo: IBEP, 1989?. 207 p. 4 vol. vol. 
www.enciclopedia.com.pt




Pessoal, espero que vocês tenham gostado... Bjos e até mais!!!

Um comentário: