Laize

Laize

Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de março de 2012

A Idade Moderna (século XV ao século XVIII)


Caros alunos, abaixo vocês acompanharão um breve resumo sobre a Idade Moderna. Esse período de verdadeiras transformações que surge posteriormente a longa e polemica Idade Média. Espero que esse conteúdo possa vir a ajudá-los em futuras pesquisas, como também nos debates que aconteceram em sala de aula. 

O conteúdo é direcionado as minha turmas de 2º ano, mas pode servir como conteúdo de revisão aos meu alunos do 3º ano do Colégio Compositor Luis Ramalho.

Apreciem com moderação e bons estudos...


A Idade Moderna (século XV ao século XVIII)

        Os séculos XV e XVI marcam o começo de um período histórico chamado Idade Moderna, que se estende até o final do século XVIII. Três grandes acontecimentos se destacam nesse período: a Expansão Marítima, o Renascimento e a Reforma.
    Esses acontecimentos alteraram profundamente a política, a economia, a sociedade e a cultura. Em conseqüência disso, as pessoas passaram a adotar modos de vida bem diferentes daqueles dos homens que viveram na Idade Média.
    O primeiro acontecimento significativo da Idade Moderna foram as Grandes Navegações. Entre os séculos XV e XVI, alguns países europeus descobriram novas terras, povos e produtos, ampliando sua riqueza e seu poder. Os dois países que mais se destacaram nesses descobrimentos foram Portugal e Espanha.
   As descobertas de novas rotas marítimas e novas terras, abriram caminho para as comunicações com todo do mundo.
   O Renascimento cultural, firmava novos valores e princípios, contestando os valores medievais-feudais.
   Na religião, a Reforma Protestante, marcou o processo de decadência da Igreja, a principal representante da ordem feudal, adequando a religião aos Tempos Modernos.
   Na política, a formação das monarquias nacionais iniciada durante a Baixa Idade Média, submetendo a nobreza e a Igreja, consolidou-se na Idade Moderna, com o surgimento dos Estados Absolutos.
   A Idade Moderna foi assim, o período de desmontagem progressiva do que ainda restava do feudalismo e de edificação gradual da nova ordem capitalista.

Fontes:
http://wikipedia.org/wiki/Idade_Moderna  

Nenhum comentário:

Postar um comentário